Curso de formação de Oficiais ASOM/N


Todos os anos são ministrados através do Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários da Diretoria de Portos e Costas, órgão da Marinha do Brasil, os cursos de formação de Oficiais da Marinha Mercante ASOM e ASON.
Exigência: possuir Nível Superior Completo e participar do Processo Seletivo que destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento das vagas oferecidas nos cursos.

Exames de Seleção ASOM/N

Faça simulados com nossos processos seletivos para garantir sua vaga no Curso de Oficiais da Marinha Mercante.
Adquira 03 exames de seleção anteriores com 120 questões dos processos seletivos ASOM/N.
Arquivo das provas: PDF protegido.  
Forma de envio: enviado para o e-mail do cliente fornecido ao PagSeguro em até 48 horas (levando em consideração dias úteis) para baixar download, após confirmação de pagamento do Pagseguro.
Disponibilizamos junto com os exames de seleção anteriores, o cronograma com locais de inscrições, período de inscrição, local de realização dos cursos e informações gerais sobre o curso.
Valor: R$ 36,90
Compre agora


Mais informações para inscrição no curso de formação de Oficiais da Marinha Mercante ASOM/N:

Destina-se a habilitar o aluno com nível superior e graduação plena em áreas de interesse para o desempenho de atividades na Marinha Mercante, para exercer as funções inerentes ao 2° Oficial de Máquinas (ASOM) e 2° Oficial de Náutica (ASON).

Ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado, com a idade mínima de dezoito (18) anos no ano vigente do concurso.

Não ter sido condenado em processo criminal transitado em julgado.

Estar em dia com as obrigações civis e militares (Art. 14, parágrafo 1º, inciso I da Constituição Federal e Art. 2º da Lei 4.375/64 - Lei do Serviço Militar), as últimas para candidatos do sexo masculino.

Não ter sido licenciado ou excluído, a bem da disciplina, do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares, assim como demitido por perda de posto e patente.

Não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente.

Possuir um dos cursos abaixo relacionados, oficialmente reconhecidos:

Para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas – ASOM
Bacharelado em Engenharia: Naval, Mecânica, Petróleo, Industrial Mecânica, Produção, Mecatrônica, Elétrica, Eletrotécnica,   Eletrônica, Automação, ou Automação e Controle.
Tecnologia: Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval, Mecânica, Manutenção de Sistemas de Máquinas e Equipamentos, Manutenção Industrial, Mecânica, Mecânica Industrial, Fabricação Mecânica, Processos de Produção, Metalurgia e Materiais, Automação Industrial, ou Mecatrônica.

Para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica- ASON
Bacharelado: qualquer Engenharia, Astronomia, Oceanografia, Meteorologia, Matemática, Física, Química, Química Industrial, Química do Petróleo, Estatística, Economia, Administração, Administração Industrial, ou Informática (*);
Tecnologia: Sistemas de Navegação, Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval, ou Naval.
Licenciatura: Matemática, Física, ou Química.
(*) São denominações usuais dos cursos de bacharelado da área de Informática:
Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistema de Informação,
Processamento de Dados, Computação, Análise de Sistemas, Informática com ênfase em Engenharia de Processamento de Dados, Informática com ênfase em Engenharia de Software e outros cursos de bacharelado em Informática, desde que realizados em instituições credenciadas pelo MEC. Não serão aceitos os cursos de tecnologia da área de Informática.

Duração dos cursos:

Curso ASOM- é de cerca de 34 semanas (quase 08 meses).
Estágio embarcado- 06 meses.
Curso ASON- 12 meses.
Estágio embarcado- 12 meses.
* Os alunos receberam auxílio financeiro e estágio nas embarcações marítimas de empresas de navegação.